01/10/06

Vamos aos fóruns

Ontem os enfermeiros presentes no Encontro/Debate, realizado em Coimbra, sobre a Individualização das Especialidades em Enfermagem, tomaram conhecimento da nova versão que a Ordem aprovou na última reunião dos seus Corpos Sociais.
Nesta nova versão, mantêm-se todas as actuais especialidades e introduzem-se outras com o objectivo de adequar às necessidades sentidas. Sentidas por quem??
É este novo figurino que vai ser apresentado e debatido nos Fóruns Distritais, com início a 2 de Outubro.
Por aquilo que vimos anteriormente e o que vimos ontem, houve uma reconsideração dos Corpos Sociais da Ordem contudo, esta pequena alteração de filosofia não quer dizer que este modelo irá ficar assim. Nos fóruns, é necessário demonstrar a necessidade de cada uma das especialidades e os ganhos para saúde que cada uma tem. Também não tendo sido explicito, ficou-se com a ideia de que daqui a algum tempo será feita uma avaliação deste modelo e reajustado à realidade.

Enfermeiros Especialistas em Reabilitação, venham e participem nos fóruns distritais. Vamos demonstrar os ganhos em saúde da Enfermagem de Reabilitação.
A UNIÃO FAZ A FORÇA

4 comentários:

Anónimo disse...

Se a união faz a força, vamos participar ainda mais. Já participei num debate e apelo a que todos participem.

Anónimo disse...

É essencial a Nossa participação nos fóruns. Vamos questionar os Corpos Sociais da Ordem, exigindo resposntas concretas a perguntas tipo:
Porquê especialidades segundo o ciclo de vida?
Onde existem e quais são os
resultados?
Que especialidade é essa do adulto e do idoso?
Que ligação com as já
existentes? Não vai haver colisão?

Estas e outras questões devem ser colocadas e exigidas respostas concretas.
Vamos fazer dos fóruns uma partilha de informação.

Anónimo disse...

Acho muito importante que se discutam as questões de enfermagem em Portugal. Sou enfermeiro de cuidados gerais e também estou a participar na discussão, porque a individualização futura das especialidades é sobretudo um assunto que interessa aos enf de cuidados gerais, que pretendem vir a ser especialistas.
Mas não pretendo participar numa discussão centrada na "carreira" profissional dos enfermeiros. Sugiro que a discussão se centre naquilo que é o essencial: quais as necessidades de cuidados especializados dos cidadãos. Nesta perspectiva, parece-me que os colegas de reabilitação deviam trazer à discussão qual o enquadramento conceptual para os cuidados especilazados nesta área. Sobretudo porque, as novas especialidades propostas derivam da definição de enfermagem que temos consagrada no Artigo 4º, nº 1 do REPE: "Enfermagem é a profissão que, na área da saúde, tem como objectivo prestar cuidados de enfermagem ao ser humano, são ou doente, ao longo do cilco vital..."
Espero ter contribuído para o esclarecimento das dúvidas do colega anterior sobre a especialidade do adulto e do idoso: são especialidades dirigidas às pessoas, em função do seu estadio no ciclo vital, conforme o conceito de enfermagem.

Boa discussão
SD

Anónimo disse...

Dias 04 e 11 de Novembro Workshop em Aveiro sobre a Reabilitação da Sexualidade nos Lesionados Vértebro-Medulares.

www.sexualidademedular.blogspot.com